Contador Smart

Como contratar um contador 

O Contador do futuro é aquele que entende as características necessárias para atuar na era digital. Em um mundo dinâmico e tecnológico, as empresas precisam ser cada vez mais ágeis e estratégicas, sendo que o Contador pode fazer muita diferença nos resultados.

5 características essenciais para observar na hora de contratar um Contador na era digital.

  1. Uso da certificação digital.

Para as empresas, algumas informações podem ser fundamentais para assegurar boa parte do faturamento. E, alguns casos, até mesmo a existência do negócio depende da proteção das informações sigilosas.

Por isso, atualmente todo Contador precisa estar familiarizado com o uso da certificação digital. Afinal, no ambiente digital existem ainda mais riscos que no offline. Ninguém está livre de ataques e invasões, a menos que se proteja adequadamente.

O sistema de certificação digital foi criado justamente para confirmar a origem e autenticidade das informações declaradas, além de agilizar a autenticação dos documentos. Por isso, é imprescindível que o próprio contador utilize certificados digitais, além de indicar o uso também para seus clientes.

  1. Visão estratégica de negócio

Nos últimos anos, o Contador passou a ser uma peça fundamental para impulsionar os resultados das empresa.

Um exemplo disso é a redução da carga tributária. Sabemos que, no Brasil, os tributos são responsáveis por frear o desenvolvimento de diversos negócios. Nesse cenário, quando o contador tem uma visão estratégica do negócio de seus clientes, ele pode prestar um serviço de consultor contábil.

As empresas que contam com o apoio de contadores estratégicos conseguem planejar com sucesso toda a parte contábil e fiscal, desde o enquadramento tributário até a redução de tributos desnecessários que podem prejudicar a lucratividade das empresas.

Além disso, podem evitar multas inesperadas que muitas vezes poderiam prejudicar drasticamente o financeiro da organização.

Sendo assim, cabe ao Contador buscar se qualificar e se posicionar no mercado como um profissional estratégico. Ou seja, um parceiro de negócios que está ao lado de seus clientes para busca de resultados.

  1. Conhecimentos em contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é um conjunto de procedimentos contábeis e técnicos, como a contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a análise das demonstrações contábeis. Quando esses procedimentos são combinados, a empresa passa a ter informações importantíssimas para as tomadas de decisões gerenciais.

A contabilidade gerencial pode ser usada tanto internamente — para precificação, estabelecimento de metas, definição do ponto de equilíbrio, elaboração de orçamento — quanto externamente — para benchmarking (comparação com concorrentes), coleta de dados de mercado, projeções futuras, entre outros.

O papel do Contador na contabilidade gerencial é coletar todas as informações necessárias e transformar em dados de avaliação e colaborem para gerar os resultados desejados. Isso inclui transformar as demonstrações contábeis em relatórios que possam ser avaliados pelos gestores da empresa, Dessa forma, contador e cliente poderão planejar juntos o futuro do negócio como um todo.

  1. Domínio da tecnologia

No universo contábil, ainda existem diversas tarefas que precisam ser executadas de forma manual, mas a tendência é que elas se tornem mais raras com o passar do tempo. Cada vez mais a tecnologia é integrada ao dia a dia do contador.

Isso faz com que o trabalho se torne mais produtivo e menos burocrático. Um exemplo disso, como já foi mencionado, são os próprios certificados digitais. Eles agilizam a autenticação de documentos e a conferência das informações.

Além disso, o contador do futuro devem contar com ferramentas, de captura de informações evitando reprocessamento de dados e sistema de atendimento remoto como o helpdesk.

Trata-se de um sistema de atendimento on-line que permite gerenciar o suporte aos clientes, solicitações de apoio, envio e recebimento de documentos, etc.

  1. Atualização constante

Uma das características do contador do futuro é buscar atualizações constantes. Não apenas sobre contabilidade, também sobre os mercados de atuação dos seus clientes e potenciais clientes.

Muitas alterações na legislação acontecem todos os dias, é preciso ter acesso a sistemas de consultoria especializada para se manter-se atualizado e não levar os clientes a erros e multas e consequentemente problemas com o fisco, que podem inviabilizar a continuidade do negócio.

Conclusão: Sua empresa precisa de um contador que esteja pronto para o futuro.

Como você viu, um contador do futuro precisa ficar de olho nas novidades, mudanças na legislação, obrigações acessórias, entre outros. Mas não é só isso: também é preciso compreender os avanços da profissão, inteirando-se das necessidades dos clientes para ajudá-los a crescer como empresa. Dessa forma, o contador pode passar a ser, cada vez mais, um consultor estratégico que atua como aliado no planejamento empresarial.



Deixe uma resposta

Como posso ajudar?