CONTABILIDADE DO FUTURO

A relação entre contabilidade e gestão é mais próxima do que muitos empresários imaginam. O contador tem papel estratégico na tomada de decisões e seu apoio é fundamental para resultados eficientes.

O papel da contabilidade mudou. Mais do que cuidar somente da parte burocrática, os contadores possuem informações valiosas que podem auxiliar na gestão de uma empresa.

Explorar essa nova vantagem pode se transformar em um grande diferencial para as empresas.

Aproximar contabilidade e gestão com o objetivo de auxiliar os gestores e conquistar uma vantagem competitiva.

Contabilidade e gestão: apoio à tomada de decisão 

Se antes a contabilidade era vista apenas como um serviço obrigatório de cálculo de impostos e processos burocráticos, hoje essa visão mudou.

Para aqueles que desejam manter sua competitividade no mercado, se adequar as novas demandas é fundamental.

A contabilidade digital já é uma realidade e muitos empresários já reconhecem seu valor nos processos de planejamento, execução e controle de empresas.

Com o avanço da tecnologia muitos processos antes repetitivos e demorados já foram automatizados, possibilitando que os profissionais contábeis tenham mais tempo para se dedicar às questões estratégicas dos seus clientes.

Esta é justamente a nova era dos serviços contábeis, a contabilidade e gestão do conhecimento em apoio à tomada de decisões dos gestores.

Neste universo da contabilidade gerencial, o contador auxilia na análise da saúde financeira da empresa ao fornecer informações e dados econômicos, além de buscar oportunidades através da interpretação e análise da performance.

Não é de agora que a contabilidade e gestão andam juntas, mas foi só agora que estamos vivenciando, de fato, essa mudança de papel.

No início do século 19, o teórico clássico da administração Henri Fayol já dizia que a contabilidade é o órgão visual das empresas e que uma boa contabilidade é um poderoso meio de direção para os gestores.

O profissional burocrático transformou-se em parceiro estratégico dos negócios. O contador do futuro desenvolveu e possui habilidades como: domínio da tecnologia, construção de relacionamentos, consultoria de negócios e gestão de projetos.

Principais contribuições da contabilidade na gestão

A contabilidade e gestão estão próximas, o profissional contábil pode auxiliar na gestão empresarial.Fornecer informações que apoiem às decisões. É serviço da contabilidade tradicional a coleta e registro dos dados financeiros das empresas, além da elaboração de demonstrativos como o balanço patrimonial e DRE, entre outras obrigações.

Estes, por si só, já são peças valiosas para avaliar a situação econômica e financeira do negócio.

Na nova dimensão da contabilidade, os profissionais vão além da elaboração destes demonstrativos, eles também analisam, interpretam e traduzem esses relatórios a fim de fornecer informações selecionadas aos gestores.

Dessa forma, podem alertar sobre os principais registros, como por exemplo, o produto com maior lucratividade, projeções de caixa, redução de custos.

Tudo isso auxilia o gestor na tomada de decisão mais acertada, corrigindo erros do passado e tornando a empresa mais próspera.

Ajudar no controle financeiro

A integração entre a contabilidade e gestão financeira é muito benéfica para uma empresa.

Enquanto a contabilidade tradicional é responsável pelos registros de movimentações financeiras, apurando lucros ou prejuízos, e cálculos dos tributos, um novo olhar sobre essas movimentações garante um diferencial e ajuda no controle financeiro da empresa.

Uma abordagem mais ampla e mais estratégica da contabilidade sobre os indicadores econômicos da organização garante o controle de custos, rentabilidade, controle orçamentário, análise de risco e melhor planejamento financeiro.

Uma vez que essa aproximação da contabilidade e gestão aumenta a confiabilidade da análise dos dados e auxilia na elaboração das melhores estratégias para melhorar a performance financeira da empresa.

Identificar oportunidades no mercado

Mais do que olhar somente para os dados internos da empresa, a contabilidade gerencial também deve estar atenta para o mercado e todas as suas oportunidades e ameaças, a fim de se prevenir de eventos e/ou mudanças na legislação, por exemplo, que possam ameaçar ou beneficiar a empresa.

Dessa forma, a empresa deve contar com a orientação sobre as medidas corretas a se seguir, linhas de crédito e aplicações mais atrativas, alterações dos regimes tributários, enfim, tudo que possa ser vantajoso para a empresa.

 

Como unir contabilidade e gestão 

A contabilidade pode auxiliar na gestão empresarial fornecendo informações, analisando dados, identificando oportunidades, entre outros.

Porém, para explorar ao máximo a capacidade do contador de se tornar o braço direito do gestor e agregar valor ao negócio, é preciso ajuda da tecnologia.

Sistemas de gestão otimizam diversos processos e automatizam tarefas que antes demandavam muito tempo dos profissionais.

Ao digitalizar as rotinas contábeis, o profissional ganha produtividade e tempo para apoiar a gestão dos seus clientes.

Além disso, com a integração contábil, fica muito mais fácil se conectar aos dados e movimentações financeiras dos clientes proporcionando ainda mais agilidade nas tarefas.

Conte com a tecnologia para agregar valor ao seu negócio e se tornar competitivo neste novo mercado.

 

Sérgio Martes

ContadorSMART

Como posso ajudar?