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Os 4 Ps do Marketing é um conceito  conhecido, são pilares de qualquer boa estratégia para alavancar as vendas ou posicionamento de uma marca.

Mas, com a constante transformação oriunda da era digital, esse conceito também foi ampliado se tornando mais rico e capaz de atender à demanda e necessidades do Marketing Digital. Então atualmente temos os 8 Ps do Marketing Digital.

Vamos começar dos conceitos básicos que se aplicam às estratégias on e offline.

Os 4 Ps do Marketing

Inicialmente, os pilares básicos de qualquer boa estratégia são compostos pelos 4 ps do marketing. Essas são as informações mínimas que você deve saber sobre seu produto/serviço, distribuição e conceito, também conhecidos como Mix de Marketing.

 

Produto

O que eu quero vender e o que eu estou entregando para o meu cliente são a mesma coisa? O produto é a sintetização de todos os valores da empresa, é aquilo que se vê da empresa. Por isso, o foco principal deve estar nele.

Para que seu produto seja forte e competitivo, seu consumidor deve precisar dele. É necessário que seu produto resolva um problema ou supra alguma necessidade importante do seu cliente. Caso contrário, logo cairá no esquecimento. Portanto, é importante refletir sobre os tópicos abaixo para que seu cliente veja nele uma exclusividade e sempre volte para negociar com você.

  • Qual o nome dele
  • O conceito dele
  • Quais as funções que ele deve desempenhar
  • Como ele é fisicamente, com o que ele se parece
  • Como o cliente pode utilizá-lo
  • Como ele resolve o problema ou necessidade do seu consumidor

 

Preço

Quanto você vai cobrar pelo produto entregue ao cliente?

Esse P não se trata somente do preço, mas sim do valor agregado a ele, a percepção de marca que o consumidor terá a partir do seu produto.

É importante saber o custo de produção, de distribuição, de revenda, etc. Mas mais importante do que isso é saber quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele; afinal, de nada adianta apresentar um resultado final super legal se as pessoas não enxergam necessidade em obter determinado produto.

A percepção do valor do produto é desenhada em todos os outros pilares. Por isso a importância em saber caminhar em todos os Ps do Marketing para o seu negócio.

 

Praça

Neste P, falamos da colocação do seu produto no mercado. Como ele chega até o seu cliente e como o seu cliente chega até você.

Para isso, é essencial que você saiba onde seu público mora, os locais que frequenta, os perfis de consumo. Você precisa conhecer o consumidor e seus hábitos de compra.

 

Promoção

Longe de liquidação ou desconto, Promoção – dentro dos Ps do Marketing – fala sobre a forma que ele será promovido. Por isso, deve-se responder perguntas como quais os melhores canais de consumo, os melhores pontos de venda, os melhores meios de divulgação da marca.

Aqui, faz-se importante praticar a empatia e colocar-se no lugar do público para entender como ele gostaria de saber sobre o seu produto e como ele gostaria de consumi-lo.

 

Os novos P’s do Marketing Digital

A expansão da tecnologia e da era digital também transformou o conceito dos 4 Ps do Marketing, exigindo das estratégias o dobro de complexidade e atenção para alcançar o sucesso.

 

Pessoas

Divulgar sua marca e fazê-la chegar até seu público é importante, porém nada adianta uma comunicação interativa e eficaz nas redes, quando o cliente vai até você para comprar é atendido mal. Por isso, neste tópico é necessário criar empatia com o seu público.

Receber bem, atender bem, ouvir as necessidades e encontrar as melhores soluções para as pessoas que vão até você é um diferencial muito escasso no mercado.

Portanto saber lidar com pessoas é essencial para que seu negócio se destaque e seja bem avaliado. A lei universal tem voz ativa nesse contexto: o que está dentro, está fora. Então contrate, treine e capacite bons profissionais para ter uma estrutura sólida interna para fornecer excelência no atendimento e relacionamento.

 

Processos

Aqui, trata-se dos processos internos da empresa. Fluxograma, procedimentos e metodologias adotadas pela empresa para realização de uma tarefa ou produção de um produto. É necessária uma padronização nas entregas internas e externas para proporcionarmos cada vez melhores experiências de compra ao consumidor, além de criar um direcionamento de funções e responsabilidades de todos os membros da equipe.

Com um fluxo bem definido e metodologias assertivas, tanto a experiência do consumidor bem como o atendimento recebido tendem a surtir resultados cada vez mais satisfatórios.

 

Posicionamento

Como sua marca expressa seus valores? Como ela interage com a comunidade na qual está inserida? Ela vende barato para vender mais ou ela tem custo mais alto por ser exclusiva? Tudo isso faz parte do posicionamento estratégico de uma marca.

Esse tópico fala um pouco da Praça, lá atrás nos primeiros Ps do Marketing, mas agora com um viés um pouco mais ideológico e direcional. Determinar em qual segmento você é bom e que seu produto performa melhor e definir estratégias direcionadas pode contribuir com o posicionamento que a marca almeja.

 

Performance

É neste quesito que você consegue mensurar se os outros 7 Ps do Marketing estão obtendo resultados. Definir indicadores de performance e persegui-los no dia a dia da sua empresa é de extrema importância para que sua performance esteja sempre em alta.

Caso a performance esteja deixando a desejar, é também aqui que você consegue identificar qual pilar está bambo na sua estratégia e ter uma noção de que caminho seguir para atingir a excelência.

É também a Performance o último estágio de toda a sua construção de marca e planejamento do negócio e é ela que vai definir o valor do seu produto/serviço perante seu público.

 

Os 8 Ps do Marketing Digital constrói um caminho didático e infalível na construção de uma estratégia, uma ação ou até na construção de um negócio, independente do segmento que ele for. Tendo os 8 Ps definidos para seu produto, é essencial que todas as etapas sejam minuciosamente preenchidas para testar, mensurar e corrigir tudo o que foi planejado. Só assim, uma empresa é capaz de progredir na direção de suas metas.



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